É muito importante para o sucesso de qualquer projeto online que haja pessoas interessadas naquilo que você tem a dizer ou vender. O tráfego é exatamente isso: a audiência que o seu site tem. É um dos pontos fundamentais para que você tenha mais visibilidade e atraia novos clientes para o seu negócio, conquistando mais fãs e mais seguidores. Existem três formas de tráfego: direto, pago e orgânico. Vamos falar sobre o que é e por que você deve investir em tráfego pago, mostraremos os benefícios dele para os resultados de uma empresa, quais as principais plataformas e as melhores práticas.
A seguir, você saberá o que é tráfego pago, qual sua importância e por que você deve investir nele, além de conhecer as principais plataformas e também boas práticas de criação e gestão de anúncios. Você também conhecerá qual a diferença entre o tráfego pago e outros tipos de tráfego. Está preparado? Então vamos lá.
O que é Tráfego Pago ?
Tráfego pago como o próprio nome já diz, é uma estratégia que exigem um pagamento para que você consiga atingir seu público ideal. Podendo anunciar nas principais plataformas como, Google Ads, Facebook Ads entre outros para atrair mais visitantes para seu Site, Blog, Rede Social e por ai vai… A seguir vou lista algumas plataformas de anúncios pagos que quase a maioria utilizam.
O tráfego pago pode ser feito em plataformas, sendo elas:

- Google Ads.
- Facebook Ads.
- Instagram Ads.
- YouTube Ads.
- LinkedIn Ads
- TikTok Ads
- Twitter Ads
- Pinterest Ads
- Snapchat Ads
Essas são as principais plataformas para fazer Tráfego Pago.
Porque começar a investir no Tráfego Pago?
De uma maneira bem simples de entender, todo mundo que tem sua empresa física ou digital querem mais pessoas visitando e claro automaticamente mais pessoas comprando o seu produto ou serviço e assim fazendo mais vendas, mas as vezes as pessoas não sabem e nem tem ideia que sua empresa existe. Para que sua empresa consiga atingir novos públicos e fazer novas vendas é necessário começar a investir em anúncios na internet. É a maneira mais rápida de conseguir seus resultados.
Além disso existem muitas vantagens de investir em anúncios, como por exemplo:
- Crescer a visibilidade do site
- Alcançar um público mais qualificado
- Divulgar o negócio ou campanha de uma forma rápida
- Aumentar as vendas

O que é Tráfego Orgânico ?
O tráfego orgânico é uma forma natural de atrair pessoas, é sem envolvimento com nenhum tipo de investimento direto, como é o caso da mídia paga (Tráfego Pago) como, Google, Facebook entre outros. Normalmente os visitantes orgânicos vêm pelos conteúdos encontrados após pesquisar por alguma palavra chave específica em mecanismo de busca.
Geralmente o Tráfego Orgânico são bastante usados pelos Afiliados, como o custo beneficio pode ser alto, a atenção tem que estar na qualidade do produto que está vendendo e dos conteúdos nas mídias sociais
Quais os benefícios de fazer Tráfego Orgânico?
Atrair tráfego qualificado, aquelas pessoas que realmente estão interessadas no seu nicho, é um ponto muito importante para uma boa estratégia de Marketing Digital. Se o público correto chegar até os seus canais digitais, o resultado virá como consequência.
As pessoas se perguntam se é possível gerar bastantes visitas para um site, blog ou até mesmo para redes sociais, sem gastar nada com anúncios, este é o tráfego orgânico. E a resposta é “Sim”.
Porém nem sempre o tráfego orgânico sozinho irá responder às expectativas e, por isso, o ideal é também investir em anúncios. O resultado somado de diferentes esforços será de grande impacto na aquisição de público e de clientes.

Tipos de Tráfego:
(1) Tráfego Pago:
Diferentemente do tráfego orgânico que tem o objetivo de atrair visitantes na busca de resolver certo problema ou responder a uma certa dúvida, o tráfego pago serve para você ir até o seu público de forma mais rápida através de anúncios pagos.
(2) Tráfego Orgânico:
Chamamos de tráfego orgânico todo o tráfego que chega ao seu site como resultado de pesquisa não pagos, como visitas que vieram através de pesquisas nos mecanismos de busca, como Google, Bing ou Yahoo, por exemplo.
(3) Tráfego de Referência:
Tráfego de referência são aquelas visitas através de links entre sites, são de certa forma uma indicação.
Exemplo: Você é dono de uma loja de celulares e um Influenciador bastante conhecido decidiu realizar um review de seus produtos, seu site começou a ter uma grande quantidade grande de acessos pelos links fornecidos por este Influenciador. O tráfego de referência pode, em uma única indicação elevar o seu negócio para outro nível, dependendo de onde vem a referência.
(4) Tráfego Direto:
Tráfego direto é quando você acessa diretamente um site digitando o endereço deste site (URL) na barra de endereço do navegador, você não pesquisou na rede de pesquisa, não foi através de um link ou anúncio, foi diretamente ao site através da URL.
(5) Tráfego Social:
Tráfego Social vem das redes sociais, quando links são compartilhado no Instagram, Facebook, Youtube e outras plataformas.
Quando a marca utiliza as redes sociais para engajar o público e adiciona links que direcionem para o site, está gerando tráfego social. Este tipo de tráfego ganhou força por conta do uso recorrente das redes, que hoje são utilizadas não só para interação, mas também para compras.